Você compra gasolina formulada?

ivei // 29 de outubro 2015
gas-pump_100311665_l

A gasolina formulada, também conhecida como gasolina genérica ou de laboratório é um combustível feito a partir de sobras de gasolina comum, que depois são misturadas com cerca de 200 produtos químicos, como solventes, para aumentar seu rendimento. Apesar de ser legalizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) é uma gasolina de qualidade inferior que tem sido vendida como se fosse a original, de Norte a Sul do país.
A preocupação que todo motorista ou responsável por controle de frota pode e deve ter com esse combustível é que ele é mais fácil de ser adulterado, justamente por ser feito com uma mistura de diversos elementos, principalmente solventes.

Como identificar gasolina formulada
A economia no valor do litro da gasolina formulada pode não compensar para quem a escolhe na hora de abastecer. O preço é menor, mas ela rende de 20ª 25% menos, pois é feita com componentes mais leves e voláteis, que queimam rapidamente.
Estima-se que 40% dos postos vendam a gasolina formulada. Em Santa Catarina e no Paraná há leis estaduais obrigando os estabelecimentos a identificar o combustível. Alguns até fazem faixas e cartazes comunicando que não vendem gasolina formulada.
Como o odor e a cor são muito parecidos com os da gasolina refinada, o consumo é a melhor forma de identificá-la. Quem costuma abastecer sempre no mesmo posto e observar quantos quilômetros roda com um litro de combustível não será enganado.

Barato que pode custar caro
A ANP não reconhece que esse tipo de gasolina traz danos aos veículos, mas há relatos de que é os bicos injetores ficam entupidos com mais frequência e uma grande quantidade de resíduos se acumula na câmara de combustão.

Na dúvida, é melhor escolher a gasolina refinada, que custa um pouco mais, mas roda mais e não ameaça a longevidade de seu veículo.

Este post foi escrito pela IVEI – Inteligência Veicular. Muito além de um sistema de rastreamento veicular (ou rastreador GPS como é conhecido popularmente), a IVEI oferece um software avançadíssimo para controle de frota, com a possibilidade de integração com o sistema interno da sua empresa. Navegue em nosso novo site e conheça os benefícios do sistema de gestão de frotas inteligente.

Deixe seu comentário