Slow Drive: 5 dicas infalíveis para economizar gasolina

ivei // 30 de julho 2015
slow-drive

Você já se perguntou se dirigir com mais calma e antecipação poderia diminuir seu consumo e economizar gasolina ou etanol?

A revista Quatro Rodas divulgou uma reportagem afirmando que o motorista não vai na velocidade máxima e segue 5 orientações consegue reduzir o consumo em mais de 40% e ainda chega mais cedo ao destino.

Eles explicam que é comum que os donos de veículos não façam as médias divulgadas por fabricantes ou alcançadas em testes da revista porque usam os carros em situações diferentes das recomendadas.

Os testes da 4 rodas reproduzem situações específicas que fazem comparações entre modelos com diferentes variáveis: trânsito, terreno, clima e principalmente o comportamento do motorista.

Esse é o único fator que se pode controlar.

Para te ajudar economizar gasolina ou álcool reproduzimos as dicas do especialista Cesar Roberto Novaes, analista de riscos da corretora Pamcary.

Ele afirmou para a revista que em autoescolas os motoristas são treinados para colocar os veículos em funcionamento e conseguir uma habilitação, mas não aprendem a facilitar o tráfego no trânsito para ter o melhor rendimento, economia e segurança.

Seu método, o Slow Drive, tem apenas cinco orientações. Pratique e economize!

1. Aproveite o torque do motor e troque marchas no máximo a 2500 rpm;

2. Deixe a velocidade constante em baixas rotações e nunca use o ponto morto;

3. Observe o fluxo para antecipar paradas, desvios e ultrapassagens;

4. Mantenha os pneus sempre calibrados, confira-os toda semana;

5. Gerencie as fontes de consumo extra: manutenção preventiva sempre em dia, nada de peso morto no porta-malas, ar-condicionado ligado só quando necessário (a menos de 65 km/h vidros abertos são mais econômicos, mas nas estradas, com velocidade superior, é melhor ligar o ar).

Estas dicas podem ser aplicadas em ruas ou rodovias e são próprias para veículos manuais.

Fonte: Quatro Rodas.

Este é um post do blog IVEI – Inteligência Veicular.

Muito além de um sistema de rastreamento veicular (rastreador GPS), a IVEI oferece um software avançadíssimo para controle de frota, com um diferencial: a possibilidade de integração com o sistema interno da sua empresa.

Conheça os benefícios do sistema de gestão de frotas inteligente!

6 respostas para “Slow Drive: 5 dicas infalíveis para economizar gasolina”

Deixe seu comentário