Controle de estabilidade: item de série obrigatório em 2020

ivei // 25 de julho 2016
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Em 2014 houve a mudança na fabricação dos veículos onde todo veículo novo sairia obrigatoriamente de fábrica com o freio ABS como item de série. Não levou muito tempo (quase 1 ano depois) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a exigir que os veículos (a partir de 2020 para os modelos novos e à partir de 2022, para todo e qualquer veículo 0km, nacional ou importado) também saiam de fábrica com mais um item de segurança como item de série (e não mais apenas um opcional em poucos modelos das montadoras), o ESC, controle eletrônico de estabilidade.

<h2>Mas você sabe como o controle eletrônico de estabilidade funciona?</h2>

A segurança (assim como nosso sistema de rastreamento veicular) sempre visa proteger o carro, como o condutor dele e as pessoas a volta desses dois.

No entanto muitos dizem que depois do cinto de segurança, o controle de estabilidade é uma das maiores inovações no quesito segurança, pois seu sistema age diretamente no controle do carro (assim como nosso sistema age no controle de sua frota) buscando evitar acidentes quando o veículo sai de sua rota de maneira perigosa.

A todo momento o ESC (por meio de sensores instalados no veículo) calcula a velocidade das rodas e às inclinações do veículo e da direção dele. Na leitura desses dados, ao perceber que os movimentos realizados pelo motorista não correspondem à realidade para qual o veículo se move, o sistema entra em ação e atuando automaticamente na rotação do motor e nos freios para que o veículo (mesmo em velocidade alta) consiga contornar uma curva por exemplo com os sistemas de freios sendo acionados várias vezes, porém de forma sutil.

Esse sistema também consegue identificar por exemplo, quando um veículo vai derrapar e dessa forma, reduz a rotação do motor e aumenta o freio nas rodas para que o veículo retorne ao solo (também de maneira sutil).

Estudos feitos nos Estados Unidos revelam que esse sistema de segurança é capaz de evitar acidentes fatais em 43% dos casos e em 83% nos casos de SUVs (que capotam com maior facilidade devido a aerodinâmica de sua carroceria).

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